terça-feira, 29 de outubro de 2013

POR FALAR EM CORTINA DE FUMAÇA ...

Imagens de "Refutation of Good Hair" de Nakeya Brown (1)


A fotógrafa norte-americana Nakeya Brown está causando sensação com seu trabalho  recentemente apresentado em Chicago/USA: “The Refutation of Good Hair" em tradução livre "Contestando o Cabelo Bom".  Irônica, a fotógrafa  mostra perucas Kanekalon ( o simbolo do cabelo bom) sendo engolidas pelas modelos (!!) brincando com a metáfora  da boa comida. Segundo ela, o resultado esperado é fazer os espectadores pensarem no quanto é ridículo classificar os cabelos das mulheres negras em bons e ruins. A idéia  interessante é apresentada de maneira direta e contundente. Por aí se vê que  lá, na metrópole, tanto como aqui, os cabelos dos negros e das negras ainda não são questão superada. Quem diria?

No que nos diz respeito, a polêmica do momento tem a ver com a novela das oito da Globo. Bem na hora do jantar, quando as famílias brasileiras ficam com um olho no prato e outro no telão da sala, vai ao ar Amor à Vida. O título meiguinho esconde uma trama baseada em todas as mazelas morais da humanidade: mentira, orgulho desvairado, discriminação, enganação, maldade explícita, desrespeito com as crianças, desprezo pelas mulheres enfim, todas as formas que o desamor pode criar.
Como costuma acontecer, tudo o que aparece na ficção viciada vira notícia de primeira página dos principais jornais do país. Assim foi quando o autor da novela pediu (!!!) para tosar o penteado black power de um  personagem (negro) visando tornar sua imagem mais palatável aos espectadores de sua obra. Não fica bem definido para quem ele pediu, já que é o autor do enredo.

Mas, foi aparecer no facebook e no twiter e a questão se tornou de importância nacional. De todo lado levantaram-se vozes contra o presumido racismo e preconceito do autor do folhetim. Outras vozes vieram defendê-lo. Outras defendendo o cabelo do guri. Pelo corta não corta se sentiram ofendidos brancos de todas as cores e negros de todos os tons, sem esquecer as celebridades-relâmpago sempre de olho nos espacinhos que a midia lhes oferece.
Tanto ti-ti-ti por nada sempre faz lembrar de cortinas de fumaça.
Porque não é o penteado ou a cabeça raspada que vão garantir salvo-conduto para negros e negras se movimentarem em paz dentro do ambiente dominado pelos caras-pálidas. Se fosse assim fácil, não passaríamos por tantas humilhações diariamente.São tantas que passam a fazer parte do nosso cotidiano, acostumamos e nem sempre nos animamos a revidar, reclamar como fizeram meu amigo Kdoo Guerreiro e sua Anna Maack,há duas semanas, ao serem agredidos pelo racismo e preconceito tão naturais em Porto Alegre . 
 
"Foi assim que me senti há uma hora atrás" - Kdoo Guerreiro (2)

 Kadoo e Anna estão certos, não dá para deixar passar em branco (!!). Mais do que o "jus esperneandis" (3) existe o dever de não baixar a cabeça. 
Não dá para esquecer que vivemos no país da demagogia racial (4) e que a discriminação e o desrespeito vêm de cima, como chuva ácida. A turma que manda não economiza nas atitudes para engambelar "os morenos", cooptando suas cabeças pensantes e ignorando solenemente a dignidade da maioria.
Isso vem desde o século 19, com leis como a do Ventre Livre, a dos Sexagenários e, principalmente, a lei Áurea. Na atualidade , a prática da "enrolation"  se manifesta incessantemente: em leis que não são regulamentadas (vide a "lei das domésticas") ou que são esvaziadas pelos próprios legisladores ( vide o Estatudo da Igualdade Racial).

A turma que manda tem a faca e o queijo. Precisamos ficar alertas sabendo que mesmo quando prometem compartilhar o alimento com a negrada, só as cascas duras vão sobrar. E ainda assim, só para os muy amigos (vide os recentes editais do MinC/Funarte/Seppir para premiar artistas e produtores negros)(5)

Vamos lembrar: já que estamos em véspera de ano eleitoral, está na hora de botar a boca no trombone!

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

1)Entrevista com Nakeya Brown
2)Kdoo Guerreiro : Foi assim que me senti há uma hora atrás
3) "Jus sperniandis” é uma falsa expressão latina criada por estudantes de Direito no século passado.  Significa o direito de espernear, direito de reclamar, direito de se revoltar.
4) Demagogia é um termo de origem grega que significa "arte ou poder de conduzir o povo". É uma forma de atuação política na qual existe um claro interesse em manipular ou agradar a massa popular, incluindo promessas que muito provavelmente não serão realizadas, visando apenas a conquista do poder político.( www.significados.com.br)
5)Funarte, arte negra e a mão da limpeza

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário