segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Não dá para não participar (2)

 

Enviada por: Silvia Abreu, jornalista e produtora cultural

O Ministério da Cultura está procurando realizar ações afirmativas para preservar e tornar visível a cultura afro brasileira. Cinco editais estão abertos voltados para criadores e produtores negros. Sem dúvida, é uma grande oportunidade, para a qual não podemos nos furtar em participar. Afinal, se somos bons em exigir oportunidades iguais, devemos, neste momento, demonstrar nossa capacidade de organização e mobilização.
Há poucas semanas, a Representação Regional Sul fez um chamamento à comunidade negra para que esta se cadastre junto ao MINC. É importante que seja dado nome e endereço a quem promove a cultura negra neste País. Os interessados em fazer parte deste cadastro devem informar o nome da entidade, área de atuação, local/território de atuação/endereço, nome completo do representante legal, e-mail e telefone para contato. Segundo, a Representação Regional, o mapeamento está sendo feito em todo o País visando abranger o maior número de interessados e contribuir com uma maior visibilidade da arte e da cultura negra.
As informações podem ser enviadas para
comunicacaosul@cultura.gov.br
Porém, o mais importante é que a comunidade negra participe dos editais que estão abertos. Quanto mais projetos e mais organizações participarem dos editais que estão sendo oferecidos pela Fundação Nacional de Artes, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República – SEPPIR, mais força demonstrarão e mais verbas e editais garantiremos para os próximos anos. Se formos poucos e inexpressivos, perderemos o pouco que já conseguimos. Depois, não caberão reclamações e queixas, de que não somos vistos ou contemplados. Por isso, conclamo a todos a organizarem suas ideais e as transformarem em projetos. Os editais são autoexplicativos e com a ajuda de um amigo ou um profissional mais experiente é possível preencher o formulário e entrar na disputa.
 Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode procurar o plantão criado para informar sobre os Editais, no escritório da Representação, Rua André Puente, 441 sala 604.   Os   Editais abertos para produtores e criadores negros contemplam as áreas do livro e leitura, audiovisual e artes. As inscrições são gratuitas e podem participar todos os interessados.
Portanto, mãos à obra!
Para conhecer os editais e prêmios em aberto, acesse:
Prêmio Memórias Brasileiras vai selecionar iniciativas dos movimentos sociais - Acesse o edital e anexos.
Editais da Funarte: Premio Grande Otelo- http://www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-grande-otelo/
Fundação Biblioteca Nacional 2012 - http://www.bn.br/portal/?nu_pagina=144
Fundação Palmares - Editais abertos - http://www.palmares.gov.br/2012/10/editais-abertos/
Prêmio Culturas Populares 2012 - Abertura 05/01/2013 - http://www.cultura.gov.br/culturaviva/premio-culturas-populares-2012/
1ª edição do Prêmio Ibram Memória do Esporte Olímpico - http://www.museus.gov.br/premios-e-editais/programa-de-fomento-2012/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário