quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Memórias fotográficas


Houve um tempo em Porto Alegre, quando o Carnaval era mais do que um programa de TV transmitido em rede nacional. Aqui havia folia nas ruas, gente fantasiada, desfiles de blocos, ranchos, tribos carnavalescas.
Os bondes chegavam lotados ao centro da cidade onde se realizavam os grandes desfiles .Dali os grupos saiam para desfilarnos bairros

 Até no Bom Fim, bairro que nos anos 1930 era chamado Colônia Africana, já aconteceram desfiles. Dona Amália, imigrante judia vinda da Lituânia contava : “ O desfile dos blocos e dos corsos saia da Praça Garibaldi, seguia pela Venâncio Aires, passava pelo HPS (Hospital de Pronto Socorro) e seguia por todo o Bom Fim, pela Osvaldo Aranha indo até a Sarmento Leite.

Eram corsos de carros de capota abaixada com meninas todas fantasiadas;isso levava mais de uma hora cada bloco.Porque iam devagarzinho, tinha gente assistindo dos dois lados,batendo palmas, os carros paravam de vez em quando para cumprimentar as pessoas conhecidas. E jogavam serpentinas do alto dos sobrados e ficava aquela amarração da serpentina nos carros que andavam e iam puxando a serpentina.Era tudo muito bonito, de bom gosto.”
O carro ao lado fotografado no carnaval do Rio de Janeiro, mostra o tipo de decoração que se usava para participar de um corso.





.
No primeiro dia de carnaval, no inicio da noite, eram apresentadas as marchinhas(sambas enredos da época) no cinema Baltimore lotado, em sessão fechada para os componentes dos blocos. Depois todos iam para casa se vestir ou fantasiar para participar dos bailes que iniciavam à meia noite e iam até de manhã.

Á direita o cinema Baltimore na avenida Osvaldo
Aranha , que tinha cerca de 1000 lugares na platéia





Os blocos desfilavam numa formação militar, sem dançar. Todos usavam a mesma fantasia com as cores do grupo. O remeleixo desfilava na frente como hoje fazem as madrinhas de bateria.Sempre eram homens e frequentemente pintavam o rosto de branco e usavam uma maquiagem de “clown” .Estes eram os únicos que desfilavam dançando.

Ao lado, imagem obtida na internet, mostra desfile de carnaval em Porto Alegre. Sem mais informações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário