segunda-feira, 8 de abril de 2013

ALMA DE GRIOT EM PAÍS DESMEMORIADO

Enviado por Irene Santos, fotógrafa

Pedro dos Santos Cunha, Maria José Moreira do Nascimento, Neusa Pereira, Nilo Feijó, Jayme Moreira da Silva,
Silvio Aquino, Giba Giba, Zélia Soares de Lima, Osvaldo Ferreira dos Reis são alguns dos nossos Griots

Na África, griots existiram desde sempre. Fáceis de reconhecer, há milênios são os narradores da memória de seus povos, utilizam a música, a narrativa em praça pública, as histórias sussuradas a platéias de crianças em torno de fogueiras. Transmissores da tradição oral, responsáveis pela preservação da memória coletiva.
No século XVI, quando arrastados à força para o Brasil colonial, os africanos traziam a desesperada necessidade de preservação das suas identidades violentadas. Povos sem escrita, tinham de recompor sua memória incessantemente através da oralidade. Para piorar, a classe dominante escravista já descobrira que a melhor maneira de dominá-los seria apagar suas memórias.(1)
Estava lançada a guerra feroz e desigual e que persiste até hoje. Anastácia, que viveu escravizada na Bahia, no século XVII, teria sido a primeira griot sacrificada por seus ideais . Aos seus irmãos negros, também escravizados, falava sempre, estimulando-os a lutar contra a humilhação e a injustiça. Deve ter sido uma oradora brilhante pois seu discurso incomodou tanto seus algozes que a decidiram calar à força. Colocaram-lhe uma mordaça de folha-de-flandres e uma coleira de ferro, tão pesada, que dificultava, até, seus movimentos. Não adiantou. Anastácia continuou a transmitir sua revolta e a exortar à luta pela liberdade e pela dignidade, através da força do seu olhar.

A memória coletiva, a história extra-oficial transmitida pelos griots negros brasileiros sempre incomodou a sociedade racista e dominadora. Nos dias de hoje a função dos griots ganha importância crucial na luta contra a manipulação da tradição e da cultura negra.

São várias as ferramentas de desconstrução cultural que a sociedade dominante tem à sua disposição. Vão desde a apropriação de traços culturais (vide a "Negaloira Claudia Leite", na Bahia ) até a desqualificação pura e simples, como o hino do RS que declara :
"Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo".


Também é desqualificação quando ações afirmativas e de resistência religiosa viram casos de polícia. Ou quando a discriminação e o racismo são punidos com advertências debochadamente leves.
E por aí vai...
Não devemos nos iludir, a tarefa dos griots modernos, em tempos de internet, de comunicação ultra acelerada, vai ficar cada vez mais difícil. A diferença é que agora podem ter acesso às armas dos outros.(2)
Um griot já nasce feito. Senhor do Tempo e do Espaço, relembra coisas que não viveu e tem o dom de transmitir essas memórias com todos os detalhes a quem o escuta. Ele pode transmitir sua sabedoria numa boa conversa, ou no toque de um sopapo. Ele pode aparecer travestido de ator ambulante (3), pode ser um rapper ou um DJ. São inúmeros os avatares que pode assumir para seguir sua vocação.
Por isso, se você desconfiar que tem em casa um desses seres iluminados por memórias ancestrais, cuide bem dele, deixe-o fazer o que sabe fazer melhor e escute, escute...muito.
-------------------------------------

2 comentários:

  1. Em 19 de Abril 2013
    Meu Deus quanta honra! De ser uma(narradora de memórias)Griot,juntamente com todos estas pessoas que tem muito mais a contar do que eu. Na verdade posso não lembrar de coisas,atuais ,mas dos tempos que la se vão tenho sempre algo que descubro. Meu bairro, minha escola tudo fazendo parte do meu dia a dia. E as reuniões dos mais antigos contando suas histórias.Tudo para mim era um conto que aquelas pessoas sábias narravam. Sempre fiz questão de contar para meus filhos as minhas histórias,mas eles não são como a mamãe deles. Escutam geralmente nas reuniões de almoço, riem:Lá vem a mãe com as histórias dela! Obrigada Irene continuarei com este meu jeito de querer sempre estar atenta as histórias daquelas pessoas que nos fizeram tanto bem da mameira deles. Abraço. Neusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa,durante a pesquisa para o livro, quando a gente conversava, eu conseguia visualizar perfeitamente as histórias que contavas. É a tua maneira bem humorada de narrar as histórias que te torna uma eficiente griot. Que tal passar todo esta riqueza de lembranças para o papel ou então para o computador...não é uma boa idéia?

      Excluir