segunda-feira, 4 de agosto de 2014

PEQUENA AMOSTRA

..."Negros contadores de casos são em geral as únicas fontes referenciais de certas passagens de seus ambientes, polemizando a História. A tradição oral, muito forte, leva-os a repetirem coisas que ouviram dizer, sem que haja uma documentação comprobatória... "Sempre haverá um negro que repassará para outro negro, os hábitos, costumes, valores e estórias  dos seus ambientes mais característicos. É a tradição oral que precisamos registrar." (Maria Helena Vargas da Silveira)(1)

          As palavras da mestra têm a simplicidade das grandes verdades: Nossos ancestrais tinham na oralidade o principal meio de comunicação de todos os saberes.A memória auditiva e a memória visual eram as ferramentas de armazenamento e propagação do conhecimento. A sabedoria ficava associada à memória, à idade: os griots eram anciões que guardavam as referências que identificavam suas comunidades. Respeitados por todos, suas vidas eram devotadas à formação de outros griots que os pudessem substituir na hora certa.


Esta é a idéia que orienta o desenvolvimento do Projeto OUTROS CARNAVAIS.

Usando a plataforma mais atual, busca o resgate da memória do carnaval de rua da cidade, que está gravada na memória dos participantes da festa popular no século 20.





O web documentário estará disponível na web na primavera  de 2014.
Por enquanto uma muito pequena amostra do nosso making off:


       
               -----------------------------------------------------------------------------------------------------------
(1)Negrada - Maria Helena Vargas da Silveira -1995 - Grupo Editorial Rainha Ginga - Porto Alegre/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário