sábado, 22 de junho de 2013

NOSSA VOZ TEM PODER


Chovia muito na sexta feira dia 21 de junho. E a manifestação pela liberação dos editais do MinC da Cultura Negra , que deveria  acontecer na esquina democrática precisou se refugiar no Mercado Público.


Ainda assim, mesmo pequeno, um grupo de artistas e produtores negros se reuniu em torno da mandala de Bará, pediu licença e soltou a  voz:
"Nossa voz tem poder e o mundo vai escutar
nossa voz  tem  poder , nos leva a qualquer lugar.
Cultura Negra é reparação
o veto é que discrimina
 
o sonho de uma nação."



O refrão incisivo foi repetido três vezes e depois o grupo seguiu cantando  pelo Mercado, recinto secular dos territórios negros de Porto Alegre, conduzido  pela atriz Adriana Rodrigues, dançando como uma Nanã irada, senhora das chuvas e da mudança . Pelo caminho era distribuído um folheto  explicando a mobilização. Como costuma acontecer, as reações dos passantes foram as mais diversas. Houve quem quisesse saber do que se tratava, houve quem nem se importasse, houve quem saísse junto, cantando, houve quem não quisesse sequer pegar o folhetinho.
fotos de Irene Santos

Depois de percorrer  o Mercado todos voltaram a se reunir em torno de Bará. O grupo tinha aumentado e ficou meio combinado que novas manifestações acontecerão. Tomara que da próxima vez vá mais gente. Nossa voz tem poder e pode transformar a maneira como a nossa cultura é encarada. Só que todo mundo tem de ir... e cantar junto.






Nenhum comentário:

Postar um comentário