sábado, 12 de outubro de 2013

REALLY THE BEST!!!

Ensaio de James C Lewis (1)

Em 2009, aqui no país da demagogia racial foi criada uma campanha publicitária supostamente destinada a abrir as mentes dos racistas de plantão.  A origem da campanha parece ter sido a constatação de que "87% dos brasileiros afirmam que existe racismo no Brasil, porém apenas 4% se consideram racistas". Este dado foi amplamente divulgado sem que se mencionasse a fonte (?) e a campanha era patrocinada pelo site  www.dialogoscontraoracismo.org.br atualmente fora do ar. O trabalho era constituído por vídeos  veiculados na televisão aberta, trazendo depoimentos reais de negros que sofreram   atos de racismo, preconceito e discriminação .
A idéia toda, apresentada pronta, não gerava nenhum questionamento. Limitava-se a mostrar negros e negras constrangidos a relatar as humilhações diárias a que são submetidos. Mais uma campanha para negro ver  e  achar que está sendo contemplado com algum  resquício de justiça e atenção. No final de cada vídeo o recadinho para os 4% de brasileiros racistas: "Você sabe onde guarda seu racismo? Não guarde, jogue fora."
---------------------------------------------------------------------------

Enquanto isso, num outro planeta...


James C. Lewis é um fotógrafo norte americano residente em Atlanta. Seu trabalho autoral, de excepcional qualidade é um ousado manifesto contra as permanentes injustiças e ações racistas a que são submetidos os afro americanos.
O espetacular projeto Naked Black Justice, de 2011, procura, nas palavras do autor,  chamar a atenção para as questões de racismo, preconceito e ignorância que costumam acompanhar os negros americanos  em todas as fases de suas vidas.
A nudez dos modelos participantes do projeto foi usada  exaustivamente, procurando cutucar o espectador, deixando-o desconfortável e estimulando-o a tomar uma posição em relação aos  seus próprios preconceitos.
Assim, funciona!

------------------------------------------------------------------------------------------------
1)NAKED BLACK JUSTICE
2)ONDE VOCÊ GUARDA SEU RACISMO

----------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

  1. Quase só tem gente linda nesse negócio... Não acho tão revolucionário assim e nem tão melhor que a propaganda brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que você ache que algumas pessoas não são lindas, vai ter de reconhecer que estão magnificamente fotografadas, com cuidado e, principalmente, respeito. Mas a questão não é esta e não é só na forma que está o olhar e o fazer engajado de James Lewis. Está, sim, na maneira como são mostrados os modelos negros, encarando a câmera, assumindo as mensagens pintadas nos seus corpos. São tantas as poses e tantas as questões colocadas que, mesmo que você seja negro, lá de repente é capaz de se pegar incomodado, surpreendendo-se com uma restriçãozinha que você escondia e nem lembrava mais. Daí você vai descobrir que também tem guardados alguns preconceitos. Por exemplo, pergunte-se o que o faz achar que algumas pessoas do ensaio não são lindas...o que as diferencia das que são?

    ResponderExcluir